Governo decide antecipar pagamento do 13º salário aos aposentados e pensionistas do INSS

Compartilhe esta notícia:

O governo federal anunciou na sexta-feira (5), a antecipação do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Com a antecipação da gratificação para mais de 30 milhões de aposentados e pensionistas, o governo vai gastar R$ 62,6 bilhões.

Diferentemente do que aconteceu em 2022 e 2021, quando os pagamentos foram feitos nos calendários de abril e maio, neste ano os depósitos aos beneficiários serão feito em maio e junho, segundo o calendário habitual de pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Recebem esse abono, chamado popularmente de 13º, segurados que tenham recebido neste ano aposentadorias, pensão por morte, auxílio por incapacidade temporária, auxílio acidente ou auxílio-reclusão.

Para quem recebe até um salário mínimo, as parcelas serão liberadas a partir de 25 de maio e 25 de junho, respectivamente.

Para este grupo, vale o piso previdenciário que passou a ser de R$ 1.320 em 1º maio.

Para quem recebe acima até um salário mínimo, a liberação acontece a partir de 1º de junho, seguindo calendário do número final do benefício.

Compartilhe esta notícia: